Bilhete único vale transporte — Tudo sobre

O Bilhete único vale transporte é um sistema de transporte público que permite aos usuários utilizarem um único bilhete para viagens de ônibus, metrô, trem ou outros meios de transporte em uma determinada região. Na cidade de São Paulo, a utilização do Bilhete único VT unifica a passagem dos sistemas de transporte e traz alguns benefícios aos seus usuários.

No Rio de Janeiro, o transporte intermunicipal também opera é por meio do sistema Bilhete Único VT, operado pela Grande Rio. Este sistema eletrônico é regido pela Lei nº 5.628/2009, que estabelece as regras para seu registro e utilização.

Todo trabalhador CLT tem direito ao Bilhete único vale transporte que oferece transporte de casa para o trabalho e vice-versa, conforme estabelecido na Lei Federal nº 7.418, de 16/12/1985. O vale-transporte é um benefício que deve ser repassado pelo empregador ao empregado para seu efetivo uso para despesas de deslocamento.

Bilhete único vale transporte
Bilhete único vale transporte

Quem pode usar o Bilhete único Vale Transporte?

Veja abaixo quem são os passageiros que podem adquirir os diferentes tipos de Bilhete único vale transporte:

  • Bilhete Único vale transporte: Qualquer cidadão pode utilizá-lo;
  • Bilhete de estudante único: para alunos e professores dos ensinos básico, secundário, superior, técnico e profissional, mediante confirmação de matrícula ou vinculação por parte da instituição de ensino;
  • Vale-transporte único: fornecido pelas empresas aos seus funcionários;
  • Bilhete Único Especial: Esta categoria inclui passageiros com deficiência e garante o uso gratuito em todos os ônibus urbanos e micro-ônibus da cidade de São Paulo. Outra categoria são as pessoas obesas ou gestantes (a partir do quinto mês de gestação). Nesta categoria, o passageiro pode descer pela porta da frente dos autocarros, mas tem de pagar as taxas previstas;
  • Bilhete Único Especial Idoso: para maiores de 60 anos.

Porém, quando a empresa disponibiliza o meio de transporte, a legislação determina que a empresa não é obrigada a emitir vale-transporte porque ela própria providenciou a deslocação do trabalhador até à empresa.

Quais são as regras para utilização do Bilhete Único Vale Transporte?

São permitidos:

  1. Dois embarques em ônibus diferentes em até três horas, com o pagamento de uma passagem.
  2. Uma viagem de ônibus em até 3 horas e uma viagem de (Metrô/CPTM) nas primeiras duas horas, com o pagamento de apenas uma tarifa.
  3. Um embarque no sistema ferroviário (Metrô/CPTM).

Para fazer o cadastrar no bilhete único vale transporte, o passageiro precisa entender qual modalidade se adequá melhor às suas necessidades, bem como qual das modalidades lhe convém.

Desta forma, quem ainda é aluno do ensino fundamental, médio, superior ou profissionalizante pode entrar em contato com a instituição de ensino para fornecer seus dados para o cadastro na SPTrans. Então o aluno deve consultar e solicitar a carteira de estudante.

Para saber mais informações sobre o Bilhete único VT e também tirar dúvidas, consulte o site da SPTrans.

Para fazer o cadastro no vale transporte sptrans o cidadão deve enviar as seguintes cópias:

  • Identificação com fotografia, que pode ser a identidade, carteira de motorista ou cartão de estudante;
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Comprovativo de residência;
  • 1 foto 3×4 atualizada;
  • Telefone para contato.

Vale ressaltar que as pessoas que se enquadram nesse perfil podem se candidatar até três meses antes de completar 60 anos. Quem preferir também pode entregar a documentação destacada acima em um dos pontos de atendimento credenciados.

Para saber mais sobre a Unidade Especial do Idoso e tirar dúvidas, consulte a seção Perguntas e Respostas do site da SPTrans.

O Bilhete Único Vale-Transporte é entregue pelas empresas para os funcionários.

Você pode solicitar um bilhete único VT cadastrando-se no site da SPTrans ou diretamente em um dos pontos de atendimento da SPTrans com seu CPF, RG, endereço residencial e foto atualizada no tamanho padrão 3×4.

Bilhete Único Vele Transporte — Conclusão

Em resumo, o bilhete único vele transporte é uma opção conveniente e acessível para aqueles que precisam se deslocar com frequência em uma determinada região ou cidade. Ele oferece economia para os usuários, facilidade de uso e flexibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0